terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Ano Letivo 2013/2014

Semana “ Cientistas na Escola”
De 20 a 24 janeiro 2014

Atividades no Jardim Infância Biscaínho

Atividade: Observação de água  no microscópio – 20 Janeiro 2014
 

A nossa convidada foi Professora Susana Garcia do Departamento Ciências do  Agrupamento escolas de Coruche

Iniciou-se a atividade com a explicação sobre o que é um microscópio e para que serve.

Seguidamente observamos água de diferentes amostras

  1. Preparamos um copo com água, palha e coentros e colocamos ao sol uns dias. Observarmos a amostra de  água na lâmina  e de seguida no microscópio.
  2. Observarmos uma amostra de água da torneira na lâmina e de seguida no microscópio.
  3. Foi feita a comparação entre as duas amostras .
  4. Observamos as amostras no microscópio e no ecrã do computador.
  5. Concluímos que as amostras de água eram diferentes, uma tinha micróbios e a outra não.












"A professora Susana ensinou a beber água.
Água suja não!
A água da torneira podemos beber.
Vi bichinhos pequeninos a mexer no computador da professora.
No microscópio vi um bichinho a escavar e a mexer.
A água suja tinha palha, coentros, ervas e bichinhos." - António (4 anos)
                                                                

"Vi um bichinho assim a fugir para o outro lado, era “malandreco”.
A água suja tem bichos." -  Eduardo ( 4 anos)


"Vi um bichinho no microscópio a andar depressa.
O bichinho estava na água suja." - Francisco (4 anos)
                                                                  



"Vi bichinhos no computador da professora.
Os bichinhos estavam na água suja.
Gostei de ver o microscópio." - Mariana ( 5 anos)


"A professora Susana veio à nossa sala mostrar como é a água limpa e a água suja.
A água suja tinha bichinhos.
Fomos ver os bichinhos no computador e no microscópio.
Vimos um bichinho gordo a mexer muito depressa.
Gostei de ver o “gordo” a andar de um lado para o outro, ele ia para cima e para baixo." - Raquel ( 5 anos)


"Vi um bichinho gordo a mexer muito e a andar para o lado no computador.
Vi um grande a andar no microscópio.
A água suja tem bichinhos, não podemos beber.
A água da torneira não tem bichinhos." - Alexandre ( 4 anos)
  

"A professora Susana foi mostrar os micróbios para nós vermos no computador e depois nos vimos através do microscópio.
Vimos no microscópio, com um olho tapado, vi um bicho muito grande, estava a mexer-se.
No microscópio vimos os bichinhos muito grandes." - Luana (5 anos)


"A professora Susana tinha uma bata de cientista, parecia uma de doutor.
Ela é cientista!
Ela veio ensinar a ver no microscópio.
Vi bichinhos parados e depois mexeram-se outra vez.
Depois vi no computador da professora eles a mexerem-se e a ir embora, o “gordo” a passear, a passear e não parava.
O microscópio é para ver as coisas que são pequenas maiores.
Gostei muito." -  Lara ( 4 anos)
                                                       

"Vi bichinhos.
É bonito.
Vi bichinhos no computador." - Rita (3 anos)


"Vi uma minhoca gigante e gorda no computador.
Vi um bichinho muito pequenino que mal se vê.
Vi uma minhoca grande e não era gorda.
Gostei muito.
Os bichinhos chamam-se micróbios
No microscópio vi bichos pequeninos em grande." - Martim (4 anos)


"A professora Susana veio à nossa sala fazer experiências.
Ela mostrou bichos que estavam na água.
Os bichinhos eram grandes!
Vi um gordo a mexer.
No microscópio vemos as coisas pequenas." - Tiago (5 anos)



No final e com ajuda da Professora Susana escolhemos um nome para  o nosso microscópio  o  CATA BICHINHOS”…






Atividade: Reciclagem de papel– 23 Janeiro 2014



A Engª Rosa da CMC veio à nossa sala  ensinar a reciclar papel e  também explicou a importância da separação dos resíduos sólidos domésticos  identificando os materiais a colocar em cada um dos ecopontos.
Objetivo da atividade: Desenvolver atitudes e comportamentos de conservação da natureza e de respeito pelo ambiente.
Iniciamos a atividade com  o Jogo da Reciclagem.





O objetivo do jogo era colocar os resíduos nos Ecopontos.





Depois do jogo iniciamos a atividade de transformar papel velho em papel novo…

1 - Preparamos o papel no dia anterior, primeiro rasgamos papel  e deitamos água



2 - Misturamos ao papel cola e com uma máquina misturou-se tudo muito bem.


3 - Colocamos a papa de papel numa rede.




4 - Colocamos a pasta de papel numa prensa.



5 - O papel ficou a secar. Depois de seco iremos fazer um desenho.


Atividade: Experiências  21 Janeiro 2014


Objetivos:
- Realizar diversas  experiências  de forma alimentar a curiosidade das crianças e estimular o seu desenvolvimento cognitivo e emocional.

Experiência 1: Será que as flores bebem?

Material:
- Copo
- Água
- Corantes alimentares amarelo e azul
- Cravos brancos



Questionámos: O que vai acontecer às flores?
 As flores estão nos copos, um copo água azul, um copo água amarela, um copo com água.” – Alexandre
 As flores vão ficar da cor da água” – Raquel
 Vai ficar destas cores, azul e amarelo é a água das flores.” Eduardo
Vai mudar de cor! “- Luana



Gostei das flores. As flores mudam de cor.” – Mariana
Gostei da experiência das flores!” – António


Experiência 2: Balão Mágico

Material:
- balão
- garrafa de plástico
- vinagre
- bicarbonato de sódio



Questionámos: O que vai acontecer ao balão?



“Dentro do balão punha-se o pó mágico , e o balão encheu!” - Raquel
Cresceu imenso” - Raquel
 “O balão encheu!"- Luana
O balão encheu muito grande” - António



Repetimos a Experiência...



Os balões dois encheram” – Francisco Maria


Experiência 3: Esparguete dançarino

Material:
- esparguete
- taça de vidro
- vinagre
- bicarbonato de sódio



“ A experiência do esparguete não correu lá muito bem!
O esparguete não dançava! “- Raquel

Por isso não é um esparguete mágico!”- Lara

Atividade: Experiências  22 Janeiro 2014


Experiência 4: Vulcão

Material:
- vinagre
- bicarbonato de sódio
- corante alimentar vermelho
- detergente




Experiência 5: Escrita invisível


Material:
- folha papel
- tintura de iodo
- Pincel
- Copo
- Vela

Fizemos um desenho com a vela…
Um desenho secreto!





Foi muito divertido!

Atividade:  Os animais do Montado – 23 Janeiro 2014


O Pai do Kiko , que sabe muitas coisas sobre os animais,  veio à nossa sala falar sobre os animais do montado do Concelho de Coruche.

Explicou que no montado existem animais que são aves, outros mamíferos e reptéis.
 Através de um jogo aprendemos  as diferenças das classes dos  animais  e fomos descobrindo as diferenças e  características de cada animal.

Objetivo da atividade:
- Desenvolver atitudes e comportamentos de conservação da natureza e de respeito pelo ambiente – animais do montado.
- Promover o conhecimento da vida florestal e sensibilizar para a conservação da natureza e respeito pelo ambiente.
- Identificar as diferentes partes constituintes dos animais e reconhecer alguns aspetos das suas caraterísticas físicas e modos de vida (coruja, raposa, cegonha, javali, coelho bravo…)






Aprendemos:

A águia tem as asas grandes e come coelhos.
O Javali tem dentes que se chamam navalhas, o pelo é rijo, come tudo e parte tudo.
A raposa tem o rabo muito comprido, come coelhos e galinhas e vivem nas tocas,
As lebres correm muito e fazem uma cama na floresta.
O coelho tem muitos filhos. Os outros animais comem todos coelhos. Os coelhos fazem um buraco.
Já não existem lobos!
As cobras não têm veneno.”  Alexandre (4 anos)

Ficámos a saber o nome de  animais que não conhecíamos, o texugo, a gineta, saca-rabos, sardão, gaio….

Organizamos um portefólio com as imagens dos animais do montado.




Pesquisamos características e modos de vida da coruja, ouriço, raposa, cegonha…




Os nossos desenhos...









Atividade: Ciclo da água – 22 Janeiro 2014


A nossa convidada foi a Professora Susana Garcia do Departamento de Ciências do  Agrupamento Escolas de Coruche.

 Iniciou-se a atividade  com a exploração  de situações do quotidiano, seguidamente a professora Susana contou a História da gotinha de Água e depois fomos ao exterior observar as nuvens e sentir o vento …
Concluiu-se a atividade com uma abordagem sistematizada do ciclo da água.

Objetivos da atividade:
Promover conhecimento  do ciclo da água

A história…





Observação no exterior…






Atividades na EB1 Biscaínho


Experiências com a professora Marina Carapau

Densidade da Água







Densidade dos Objetos


 Experiências com o Ar






Experiências com estados de Água


22 de Janeiro de 2014

Observação através de microscópios com as professoras Susana Garcia, Sandra Diogo e Sofia Cruz






21 e 23 de Janeiro de 2014

Experiências com a professora Clarisse Amaral


Leite Colorido

Escrita Invisível


 Impressão Digital



Pega-monstros



Vulcão


Fogo de Artifício


Produzir Plástico



 Cromatografia


Lenço mágico



Leite Químico



Visita de estudo ao Planetário - 20 de Fevereiro 2014

Objetivos:

  • Promover uma cultura científica dos alunos;
  • Explorar conceitos de Astronomia.

JI do Biscaínho









Registo visita de estudo Planetário


Martim - “ Gostei da trovoada, vi planetas. Aquilo era redondo e tinha estrelas

Mariana -  “Gostei de ver as estrelas. Vi o planeta terra.”

Luana – “Vi estrelas, planetas, desenhos de animais e ouvi  a música”

António – “Vi uma casa no teto. Aquilo rodava e mudava. Havia planetas e estrelas. Vi mercúrio!”

Sílvia – “Vi desenhos, planetas.Havia uma luzinha que fazia aquilo andar à roda. Fizemos uma viagem até à lua.”

Alexandre – “ Vi desenhos de animais com estrelas.”

Raquel – “ Aquilo andou à roda, era redondo o Planetário. Vimos sentados as estrelas, os planetas. Gostei  mais de ver as  estrelas e a lua.”

Tiago – “ Vi âncoras. Vi desenhos dos planetas, vi estrelas. Gostei dos trovões.”

Lara – "Eu gostei dos trovões. Vi desenhos de animais no teto que era o céu.
Vi planetas, Mercúrio, Vénus, Júpiter...”

Carolina –“ Vi uma roda para baixo e para cima. Ouvi trovões. Vi as estrelinhas, a lua. Vi os desenhos animais, o touro! Vi o sol. “

Eduardo – “ Vi estrelas, planetas, desenhos do touro, caranguejo.
Era bonito!
Não gostei dos trovões tive medo.”

Rita – “ Vi coisas a brilhar. Gostei muito.”

Matilde – Viu música, viu a lua, viu passarinhos.“


Os nossos desenhos















Construímos os planetas para a nossa sala


















EB1 do Biscaínho Turma do 3º e 4º ano








Visita de Estudo ao Pavilhão do Conhecimento - 14 Março 2014

Objetivos:
  • Valorizar a ciência na vida quotidiana;
  • Adquirir conhecimentos com as experiências realizadas.

JI do Biscaínho

Visita à exposição "Casa Inacabada"




















Os nossos desenhos...
















EB1 do Biscaínho Turma do 3º e 4º ano

Visita à Exposição

"Era uma vez... Ciência para quem gosta de histórias"









Visita à exposição "Vê, faz e aprende"










Exposição dos Dinossauros







Atividade: Estação de Tratamento de Águas(ETA, EE, ETAR) - 31 de Março de 2014

Objetivo

  • Dar a conhecer a rede pública de distribuição e tratamento de água, valorizando a sua importância no equilíbrio do meio Ambiente.
Convidámos a Eng.ª Maria João Correia da ASPEA

Lançou um desafio : " Quem sabe como aparece a água da torneira?"

Explicou as diferentes percentagem de água existente no Planeta.






De seguida jogámos ao jogo "Dominó da Água" que nos ajudou a compreender de onde vem a água e para onde vai no sistema de abastecimento de água.















Os nossos desenhos



"O planeta Terra tem muita água do mar, a água do rio é pouca e tem terra.
A água boa para bebermos é limpa e é pouca. 
Temos de poupar a água.
As fábricas vão ajudar a água do mar e a água suja." - Luana, 5 anos


"A água do rio vai pelos tubos depois vai para a fábrica pôr a água limpa.
Depois sai água limpa no cano da água de casa.
Com a água tomo banho e lavo os dentes.
A água suja vai para uma fábrica limpar.
Depois a água vai para a praia." - Tiago, 5 anos


"A água do rio, canos, fábrica, outro cano, depósito de água, os meninos lavam os dentes e a loiça. 
A água suja vai para outra fábrica e sai água limpa e depois vai para o mar." - Martim, 4 anos


"A água do rio vai para os tubos, vai para a fábrica, depois vai outra vez para um tubo, depois vai para o depósito.
Vai para lavar a loiça, os dentes e os carros. A água suja vai para uma fábrica depois vai outra vez para um tubo e depois vai para o rio e para o mar." - Sílvia, 5 anos



" A água é azul e vem do rio vai para uma fábrica onde a água seja tratada. 
Depois vai para o depósito e vai para os canos da nossa casa.
A água serve para lavar a loiça e os dentes. 
A água suja vai para uma fábrica, sai a água limpa e vai para o rio." - Raquel, 5 anos





Actividade de articulação do Jardim de Infância do Biscaínho e a turma do 3º e 4º ano da EB1 do Biscaínho


No dia 26 de maio os alunos da turma B (3º e 4º ano) da EB1 Biscainho e os alunos do Jardim de Infância do Biscainho realizaram uma atividade conjunta, as experiências “Circuitos eléctricos” e “Brincar com energia solar”.
Os alunos da escola transformaram-se em “cientistas” e apresentaram as experiências aos mais pequeninos.
Esta atividade de articulação foi muito enriquecedora em termos de conteúdos e experimentação.
Consideramos de extrema importância a articulação efetuada nesta atividade pelo empenho, responsabilização e partilha de conhecimento de todos sendo esta também fundamental para que todos aprendam e fiquem despertos para o conhecimento científico.













                                                                                  

Sem comentários:

Enviar um comentário